Secretaria de Saúde implanta Grupo de Fibromialgia
Profissionais da saúde / Foto: PMI / Divulgação
A Fibromialgia é uma síndrome reumatológica que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Com o objetivo de auxiliar os portadores da doença, a Secretaria de Saúde de Indaial está implantando o Grupo de Fibromialgia. Os encontros informativos contarão com a presença de profissionais da Secretaria e serão realizados quinzenalmente no período noturno, no Sais.
O usuário interessado em participar deve apresentar o Laudo com diagnóstico de Fibromialgia contendo o CID M79.7 na Unidade de Saúde de referência. Assim a UBS irá inserir o nome do paciente na fila de espera. A chamada para o grupo será realizada por ordem cronológica.
Associada ao quadro de dor, a fibromialgia apresenta manifestações de cansaço, depressão, ansiedade e alterações intestinais. A identificação da síndrome nem sempre é realizada no início por não ter sintomas específicos.
Usuários do programa/ Foto: PMI / Divulgação
Ela não tem cura, porém possui formas de amenizar a dor. A porta de entrada para o tratamento é a Unidade de Saúde. Passando por uma avaliação médica, a pessoa é encaminhada a um reumatologista e segue para o tratamento.
“É importante falar sobre a fibromialgia para que as pessoas possam reconhecer os sintomas e saber que atitude tomar para amenizar os sintomas. Nesse grupo informativo os portadores da doença vão poder compartilhar experiências e se sentirem acolhidos”, menciona o secretário de Saúde, Jonatas Rosenbrock.
Imagens
Veja também
-
Três agentes da PRF morrem em acidente durante perseguição no Rio de Janeiro
18/04/2025 15:01:00 -
Homem armado com motosserra morre após invadir residência em SC
18/04/2025 14:35:00
Recentes
-
Três agentes da PRF morrem em acidente durante perseguição no Rio de Janeiro
18/04/2025 15:01:00 -
Homem armado com motosserra morre após invadir residência em SC
18/04/2025 14:35:00