Saúde de Indaial reuniu profissionais para Oficina de Cuidados Paliativos e Hipodermóclise

11/07/2018 14:17:00



A Secretaria de Saúde de Indaial promoveu na última sexta, 6 de julho, no Centro de Convivência, a primeira oficina de Cuidados Paliativos e Hipodermóclise no município com médicos da Estratégia de Saúde da Família, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de outros profissionais da área da saúde.

A ideia do evento foi proposta pelo médico geriatra e um dos palestrantes, Célio Alves dos Santos, devido às necessidades de diversos pacientes que apresentam doenças como câncer, alzheimer, doenças pulmonares e neurológicas.


Falar de morte e morrer gera muitos conflitos pessoais e profissionais. Frente a essas situações, é importante capacitar os profissionais para atuarem nas diversas situações de pacientes que são portadores de doenças que ameaçam a vida, inclusive nas fases mais críticas. Tudo isso no intuito de melhorar o atendimento de quem precisa de auxílio da equipe em todos os momentos, desde o diagnóstico até o luto”, pontua Célio.


Na oficina foram abordados os conceitos em Cuidados Paliativos; aspectos fisiológicos, farmacológicos e fisiopatológicos; como dar notícias difíceis e o fortalecimento da rede entre profissionais de atenção básica e atenção especializada.


O curso também contou com a contribuição da farmacêutica-bioquímica, Maike Krausser, que abordou sobre a Hipodermóclise, técnica utilizada na administração de medicamentos pela via subcutânea em pacientes com dificuldades para deglutir.

Fonte: PREFEITURA DE INDAIAL

Imagens