Programa Sistema de Mutirão beneficia cerca de 360 famílias com a pavimentação de ruas

19/04/2018 16:02:00
A pavimentação das vias traz mais conforto e segurança para as famílias indaialenses

A pavimentação de ruas através do Programa Sistema de Mutirão, uma parceria da Prefeitura com os moradores, é uma das ações para investir na mobilidade urbana de Indaial. A pavimentação das vias traz mais conforto e segurança para as famílias indaialenses.

 

De janeiro de 2017 até o mês de abril de 2018 catorze ruas foram pavimentadas por meio desse Programa, beneficiando cerca de 360 famílias. Na rua Deputado Aldo Pereira de Andrade, no bairro Benedito, encontra-se em andamento a obra para pavimentação asfáltica de 936,15 m por meio do Mutirão, que irá beneficiar mais de 50 famílias. A Prefeitura também está em fase de captação de adesão de ruas e assinatura de ordens de serviço para início de obras em outros locais.


Confira a relação de ruas pavimentadas, com seus respetivos bairros, tipo de pavimentação e metragem:


Rua Içara – Rio Morto – lajota – 56 m

Rua Aurora – Rio Morto – lajota – 271 m

Rua Concórdia etapa I e II – Rio Morto – lajota – 469,96 m

Rua Joinville etapa II – Rio Morto – lajota – 148 m

Rua 25 de Maio – Carijós – lajota – 341,96 m

Rua Água Marinha – Ribeirão das Pedras – lajota – 75,50 m

Rua Herbert Prust – Ribeirão das Pedras – asfalto – 298,07 m

Rua Safira etapa I – Ribeirão das Pedras – lajota – 225 m

Rua Ametista – Ribeirão das Pedras – lajota – 198 m

Rua Alfredo Kroeger – Estrada das Areias – lajota – 238 m

Rua Arthur Schlupp – Estrada das Areias – lajota – 154 m

Rua Caracas – Tapajós – lajota – 202,5 m

Rua Grécia – Nações – concreto – 123,40 m

Rua México – Nações – lajota – 277 m


Como aderir ao Programa Sistema de Mutirão


Os moradores das ruas devem fazer um abaixo assinado com interesse na pavimentação e apresentar no Departamento de Mutirão da secretaria de Obras. Após recebimento do documento, o setor agendará uma reunião na referida rua, com presença dos moradores e representantes da Prefeitura, para explicar sobre a escolha do tipo de pavimentação e como funciona o processo a partir do momento que existe a adesão. Para a obra de fato acontecer é preciso um contrato de adesão, com no mínimo 80% de adesão, no qual os moradores confirmam que querem a pavimentação. Esse contrato de adesão é efetuado pela empresa que irá executar a obra no local. As empreiteiras estão cadastradas na Prefeitura, porém quem escolhe uma determinada empresa são os moradores.


Custos da obra


Como o Sistema de Mutirão é uma parceria entre Prefeitura e moradores, cada ente arca com uma parte dos custos da obra. Cabe à Prefeitura realizar a infraestrutura da rua (bocas de lobo, rebaixamentos e retirada de material inservível para colocação de material adequado quando necessários, instalação de rede de drenagem ou melhoria da rede). Os moradores custeiam a mão de obra da empresa, meio-fio, areia e pavimento.


Mais informações com o responsável pelo Sistema de Mutirão, Claudio Juarez Schwinden, pelo telefone 3317-8857.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens