Temporais provocam alagamentos e quedas de árvores no Vale do Itajaí e Norte de SC

08/01/2026 22:11:00



Temporais provocam alagamentos e quedas de árvores no Vale do Itajaí e Norte de SC

As fortes chuvas acompanhadas de ventania registradas nesta quinta-feira (8) causaram diversos transtornos em municípios do Vale do Itajaí e do Norte de Santa Catarina. O volume elevado de precipitação em curto período provocou alagamentos, quedas de árvores, danos em estruturas e imagens que chamaram a atenção de moradores.


Em Gaspar, a intensidade da chuva no final da tarde resultou em alagamentos e quedas de árvores em diferentes pontos da cidade. A escadaria da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo chegou a se transformar em uma cascata devido ao acúmulo de água. Dados da Defesa Civil apontam que o município registrou 62,1 milímetros de chuva em seis horas, com concentração significativa em apenas três horas. Um posto de gasolina teve o teto arrancado pela força do vento.


Outros municípios da região também apresentaram acumulados expressivos: Guabiruba (55,9 mm), Indaial (34,5 mm), Blumenau (27,7 mm) e Apiúna (35 mm). As condições reforçam o alerta para alagamentos e enxurradas, especialmente em áreas urbanas com drenagem limitada. Equipes da Defesa Civil e das prefeituras foram mobilizadas para monitorar áreas de risco e atender ocorrências.


No Norte catarinense, Jaraguá do Sul registrou 92,6 milímetros em seis horas, enquanto Guaramirim somou 80 milímetros no mesmo período. Os volumes elevados explicam os alagamentos rápidos, transtornos no trânsito e quedas de árvores em Joinville e região.


A Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta para novos temporais isolados, com possibilidade de chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios e rajadas de vento. O solo já encharcado aumenta o risco de enxurradas e deslizamentos em áreas vulneráveis. Novos boletins podem ser emitidos a qualquer momento.

Fonte: TEXTO JVA / Informações Redes Sociais / SCC10

Imagens


  • Autor: Redes Sociais