EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky


Em comunicado publicado nesta sexta-feira (12), o governo dos Estados Unidos retirou o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes da lista de pessoas sancionadas pela Lei Magnitsky. 

Também foi retirado o nome da esposa do ministro, a advogada Viviane Barci de Moraes, e do Instituto Lex, ligado à família do ministro.
A decisão é do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro norte-americano.
As sanções da Lei Magnitsky foram impostas a Alexandre de Moraes pelo governo de Donald Trump no fim de julho. Em setembro, a lista passou a incluir também o nome de Viviane.
Entenda
A Lei Magnitsky é um mecanismo previsto na legislação estadunidense usado para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos no exterior. Entre outros pontos, a medida bloqueia bens e empresas dos alvos da sanção nos EUA.
Entre as sanções previstas estão o bloqueio de contas bancárias, de bens e interesses em bens dentro da jurisdição em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.
Ao aplicar a sanção a Moraes, o órgão do Departamento de Tesouro norte-americano acusou Alexandre de Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.
De acordo com o Secretário do Tesouro, Scot Besset, Moraes seria responsável por uma campanha opressiva de censura, por detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e por processos politizados, "inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro".
Imagens
Veja também
-
Homem é morto a tiros dentro de carro em Joinville
22/01/2026 20:45:00 -
Jovem de 23 anos morre em colisão na SC-350 em Lebon Régis
22/01/2026 20:39:00 -
O Agente Secreto é indicado para quatro categorias do Oscar
22/01/2026 14:12:00 -
Identificado jovem que morreu em acidente de carro após completar 18 anos
21/01/2026 15:31:00
Recentes
-
Homem é morto a tiros dentro de carro em Joinville
22/01/2026 20:45:00 -
Jovem de 23 anos morre em colisão na SC-350 em Lebon Régis
22/01/2026 20:39:00 -
O Agente Secreto é indicado para quatro categorias do Oscar
22/01/2026 14:12:00 -
Identificado jovem que morreu em acidente de carro após completar 18 anos
21/01/2026 15:31:00





