Operação “Digitale Jagd” combate crimes contra a fauna em Indaial e mais oito cidades de SC

05/11/2025 13:20:00




Na manhã desta quarta-feira (5), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em conjunto com a Polícia Militar Ambiental e com apoio da 13ª Promotoria de Justiça de Blumenau, deflagrou a operação “Digitale Jagd” – Caçada Virtual, voltada ao combate de crimes contra a fauna silvestre em Santa Catarina.


A ação cumpre 18 mandados de busca e apreensão contra 16 suspeitos, todos expedidos pela Vara Regional de Garantias de Blumenau. As diligências ocorrem simultaneamente nas cidades de Blumenau, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Corupá, Ibirama, Rio Negrinho, Lontras e Laurentino.


Durante o cumprimento das ordens judiciais, seis pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. A operação também resultou na apreensão de armamentos, resgate de cães em situação de maus-tratos e desativação de estruturas utilizadas para caça ilegal.


As investigações começaram a partir de um relatório técnico elaborado pelo 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que identificou a atuação de grupos criminosos em áreas de mata e em redes sociais. Os suspeitos utilizavam aplicativos de mensagens para compartilhar técnicas de abate, organizar expedições de caça, comercializar carne silvestre, cães treinados e armas de fogo, além de discutir formas de burlar a fiscalização.


O objetivo da operação é reunir provas que confirmem a materialidade dos crimes e a autoria dos envolvidos, além de mapear a estrutura da associação criminosa e a divisão informal de funções entre os integrantes.


Ao todo, foram mobilizados 136 agentes, incluindo 52 integrantes do GAECO, 75 policiais militares ambientais e 9 bombeiros militares, em uma das maiores ações integradas de combate à criminalidade ambiental no estado.

Fonte: TEXTO JVA / Informações Redes Sociais /MPSC

Imagens


  • Autor: PMSC / Divulgação