Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia emitiu, nesta quinta-feira (21) Mandados de Prisão para Netanyahu e Líder do Hamas

21/11/2024 13:50:00



Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o líder do Hamas, Ibrahim Al-Masri, também conhecido como Mohammed Deif. A decisão foi tomada após o promotor do TPI, Karim Khan, anunciar em maio que estava buscando mandados de prisão por supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade relacionados aos ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023 e à resposta militar israelense em Gaza.


Netanyahu e o ex-ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, são acusados de usar a fome como método de guerra, além de promover assassinatos, perseguições e outros atos desumanos. Por outro lado, Al-Masri é responsabilizado por promover assassinatos, extermínios, torturas, estupro e outras formas de violência sexual, além de tratamento cruel, tomada de reféns e ultrajes à dignidade pessoal.


Israel rejeitou a jurisdição do tribunal sediado em Haia e nega crimes de guerra em Gaza. O TPI afirmou que a aceitação da jurisdição por parte de Israel não era necessária para a emissão dos mandados. A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente, complicando os esforços para negociar um cessar-fogo e isola ainda mais os envolvidos.

Fonte: TEXTO JVA / Informações Redes Sociais / RFI

Imagens


  • Autor: Abir Sultan / AP