Criança ajuda mãe de bebê engasgado a fazer manobra que aprendeu no Programa Bombeiro Mirim
O engasgamento de bebês durante a amamentação é uma situação assustadora, que pode, inclusive, colocar a vida do lactente em risco. Por isso, além do atendimento a ocorrências de Obstrução das Vias Aéreas por Corpos Estranhos (Ovace), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promove continuamente ações de instrução ao público sobre como agir de forma efetiva nestes casos.
Um exemplo disso é o programa Bombeiro Mirim, que ensina ações de primeiros socorros para crianças em todo o estado. Em Palhoça, região da grande Florianópolis, este aprendizado foi colocado em prática com o pequeno Theo, de 7 anos. Aluno da pré-escola ele ajudou a fazer a manobra de desengasgamento de um bebê de apenas 3 meses.
Relato nas redes sociais
Em um vídeo gravado, ele conta que auxiliou a mãe do bebê quando perceberam o engasgamento, dizendo como ela deveria agir. Em um registro nas redes sociais, a mãe de João Gael, de 6 meses, deixou seu agradecimento ao Bombeiro Mirim:
“O Theo foi extremamente seguro ao administrar a manobra no meu filho. Gael é muito afobado para mamar e às vezes ele realmente engasga com o leite. Nesse dia, o Theo estava conosco na sala e ao ver ele se engasgar, na mesma hora disse que sabia o que fazer. Eu segui as orientações dele para virar o Gael, pois ele iria realizar a manobra de primeiros socorros. Agradeço ao Corpo de Bombeiros Militar, que em parceria com as escolas, proporcionam esse curso de suma importância para essa geração. Obrigada, Theo, por você ser esse menino tão corajoso.”
Projeto gratuito
Além de inspirador, o caso do Theo demonstra a importância de uma pessoa ter conhecimento sobre técnicas básicas de primeiros socorros, independentemente da idade. O Bombeiro Mirim é um dos programas que o CBMSC oferece de forma gratuita para a comunidade, porém há muitos outros, inclusive para adultos, idosos, profissionais das escolas e mães nas maternidades, entre outros.
Para conhecer todos os projetos sociais oferecidos pelo CBMSC, basta clicar aqui.
:: Confira abaixo instruções básicas sobre como agir em caso de engasgamento de bebês
O primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, seguem abaixo instruções simples, seguidas de um vídeo explicativo com o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:
- Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
- Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
- Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
- Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
- Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.
O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.
Imagens
Veja também
-
Em Indaial homem ameaçar vizinho atira para o alto e é preso com diversas armas
08/10/2024 19:59:00 -
Cabine de caminhão fica esmagada após acidente na BR-101
08/10/2024 19:48:00 -
FIC sedia Mostra Cine Busch de Cinema Catarinense nesta semana
08/10/2024 14:39:00
Recentes
-
Em Indaial homem ameaçar vizinho atira para o alto e é preso com diversas armas
08/10/2024 19:59:00 -
Cabine de caminhão fica esmagada após acidente na BR-101
08/10/2024 19:48:00 -
FIC sedia Mostra Cine Busch de Cinema Catarinense nesta semana
08/10/2024 14:39:00