Morre zagueiro Juan Izquierdo, 5 dias após desmaio durante jogo em SP

28/08/2024 13:30:00
Jogador do Nacional do Uruguai, de 27 anos, sofreu arritmia cardíaca


Depois de ser internado às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um mal súbito no campo do Estádio do Morumbis na semana passada, o zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, de 27 anos, morreu na noite de terça-feira (27). A nota da equipe do hospital confirmando o óbito informa que ele faleceu às 21h38, devido a uma "parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca".

Na sequência, a notícia foi confirmada pelo clube em que Izquierdo jogava, o Nacional de Montevidéu.

O São Paulo, adversário do time uruguaio na noite da última quinta (22), também prestou condolências via redes sociais. A equipe já havia entrado em campo no último domingo (25) com uma camisa com os dizeres "fuerza Izquierdo" (força, Izquierdo em espanhol).

Vários clubes e atletas do futebol brasileiro fizeram suas homenagens a Izquierdo. 

O jogador teve constatada uma arritmia cardíaca quando caiu no gramado do Morumbis aos 39 minutos do segundo tempo da derrota por 2 a 0 que viria a eliminar o Nacional da Copa Libertadores da América. Ele foi levado às pressas de ambulância para o Albert Einstein e no caminho sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Izquierdo ficou em observação desde então e os boletins médicos diários não apontavam melhora do quadro, com progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Na noite de terça, ele não resistiu.

Condolências pela  morte de Juan Izquierdo prestadas por Calleri, jogador do São Paulo - em 28/08/2024
Reprodução Instagram / Jonathan Calleri

Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, deixa esposa e dois filhos, um deles nascido há duas semanas. Antes de defender o Nacional, o atleta passou por diversos clubes uruguaios, como Cerro, Peñarol, Montevideo Wanderers e Liverpool, além do Atlético San Luis, do México.

Desde antes da confirmação da morte de Izquierdo, o campeonato uruguaio já estava interrompido em solidariedade à situação do Nacional e da família do jogador.

 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Fonte: Agência Brasil

Imagens


  • Autor: Reprodução / Twitter / Nacional