O galope do Cavalo de Tróia

13/05/2022 15:16:00


Foto: José Cruz / Agência Brasil


Fernando Ringel é jornalista e professor universitário.

@FernandoRingel / fernando.ringel@gmail.com



Helena era a mulher mais bela da Grécia Antiga. Filha de Zeus, acabou raptada por um de seus pretendentes, o príncipe de Troia. Após 9 anos de guerra, os gregos mudaram de estratégia, abandonando temporariamente a batalha e deixando para trás um imenso cavalo de madeira. Acreditando no fim do conflito, os troianos levaram-no para dentro de suas muralhas. Durante a noite, os gregos saíram de dentro do cavalo, pegando os rivais desprevenidos, e finalmente vencendo a guerra.

Muito parecido nas eleições, quando partidos mais fracos tomam para si as pautas espinhosas, criando situações difíceis para quem disputa a vitória, enquanto preservam aliados de um confronto direto. Tentando evitar esse papel secundário, PSDB, MDB, Podemos e União Brasil teimaram na tal Terceira Via. A ideia era somar forças, mas tudo é difícil em uma chapa onde ninguém quer ser vice, e que agora flerta também com o nada conciliador, Ciro Gomes (PDT). 

Enquanto Bolsonaro (PL) e Lula (PT) tocam suas agendas, o União Brasil, com 81 deputados, a maior bancada da Câmara Federal, chegou à conclusão de que tem dinheiro demais para colocar seu destino nas mãos de “terceiros”. 


EM QUAL LUCIANO VOCÊ VOTARIA? 


Formado pela fusão entre PSL e DEM, fica difícil um consenso no União Brasil. Para apaziguar, o candidato indicado é o presidente do partido, deputado federal, Luciano Bivar. Entretanto, é claro que outras opções seriam mais viáveis. Por exemplo, se o candidato fosse Luciano... Huck (apresentador de TV), Luciano... Hang (empresário) ou mesmo o Luciano (irmão do cantor Zezé Di Camargo), a candidatura teria mais representatividade eleitoral. Aliás, Bivar já foi candidato à presidência, em 2006, conseguindo 0,06% (62.064 votos). Mais fácil ele ser eleito presidente... do Sport Recife, clube de futebol que dirigiu por seis mandatos. Se o União Brasil vai mesmo para uma candidatura puro sangue, é mais lógico que Bivar seja vice de alguém que puxe mais votos. Aí fica a pergunta: Sérgio Moro volta ao páreo?  



Fonte: Fernando Ringel

Imagens


  • Autor: Fernando Ringel/Divulgação