Novo centro clínico da Unique ficará localizado no centro de Indaial e será construído pela Serpa Incorporadora

12/05/2022 17:02:00

Trevo Comunicações / Divulgação


Hospital Dia é uma alternativa ao ambiente hospitalar convencional, com segurança e qualidade de serviços 

Modalidade de atendimento médico tem crescido no Brasil e ganha espaço no Vale do Itajaí, com a implantação de uma unidade em Indaial. Batizado de Unique, centro clínico traz inovação tecnológica e vai oferecer estrutura para serviços integrados de saúde 

Mais do que uma medida de segurança com a saúde, um outro fator fez o brasileiro passar longe de hospitais tradicionais durante a pandemia: o medo de se contaminar com o coronavírus. Pesquisas lideradas por associações médicas particulares no país apontam que a taxa de cancelamento de exames e cirurgias eletivas chegou a 90% só em 2020. E hoje, mesmo com um quadro controlado de infecções e com o mapa de risco moderado crescendo em todo o território nacional, os ambientes hospitalares ainda carregam a fama de locais de alta contaminação. Por isso, a busca por serviços alternativos, como a telemedicina, consultas domiciliares e até mesmo clínicas médicas, cresceu cerca de 40% em relação ao período pré-pandêmico, segundo levantamento de especialistas e empresas da área médica.  

Nesse cenário, um conceito de instalações de saúde muito comum nos Estados Unidos e Europa e que vem crescendo no Brasil são os Hospitais Dia. “É uma estrutura muito interessante e que vem a atender as necessidades dessa nova postura do paciente, que tem buscado outros ambientes, menos suscetíveis a infecções e mais confortáveis para atendimentos médicos”, comenta Gilbert Serpa, médico e idealizador do primeiro Hospital Dia de Indaial, o Unique.

Serviços

O Hospital Dia abrange diversos tipos de procedimentos que não exigem complexidade – desde atendimentos clínicos até pequenas cirurgias, que demandam internações de no máximo 12 horas. Atendimentos humanizados, com hora marcada e menos burocráticos, além de menor risco de infecção são basicamente as características de assistência deste tipo de estrutura.

“A ideia do Hospital Dia é atender aqueles pacientes cujos procedimentos necessitam de um centro cirúrgico completo, mas a permanência na observação hospitalar não tem necessidade de ser por um tempo maior que metade de um dia. Tanto é que esse tipo de estabelecimento não funciona no período da noite, não atende urgências e, por ser mediante agendamento, tem um número de pessoas em circulação reduzido, o que imprime um aspecto de mais segurança”, destaca o médico. 

O centro clínico Unique - que vai oferecer também estrutura para serviços integrados de saúde, com espaços para consultórios médicos, odontológicos, de fisioterapia e estúdios de pilates e yoga, além de laboratórios de análises clínicas e de radiologia – será uma referência de tratamentos de saúde e chega com a proposta de atender toda a região do Vale do Itajaí, pela sua localização estratégica. “Como médico atuante na rede de saúde de Indaial, senti a necessidade de um Hospital Dia na cidade. Indaial está no centro da nossa região, é de fácil acesso a todos os outros municípios do Vale e não tem um suporte de medicina como o que um Hospital Dia oferece”, explica Gilbert. 

Hoje, o Vale do Itajaí possui apenas dois Hospitais Dia, ambos situados em Blumenau. O Unique, em Indaial, surge como uma opção inovadora e dotada de tecnologia de ponta para abranger pacientes de todas as cidades vizinhas. “Estamos aprimorando o conceito de Hospital Dia, com um estabelecimento completo no que diz respeito aos avanços tecnológicos que a medicina tem a oferecer. O centro cirúrgico é amplo, totalmente equipado com o que de melhor há no mercado, e uma equipe de suporte preparada para prestar um serviço de qualidade”, finaliza Gilbert.   

O centro clínico Unique ficará localizado no centro de Indaial e está sendo construído pela Serpa Incorporadora. A previsão de entrega é setembro de 2023.

Fonte: Trevo Comunicações

Imagens


  • Autor: Trevo Comunicações / Divulgação