Prefeitura de Camboriú afasta profissional de saúde após erro na aplicação da vacina contra Covid

07/04/2021 09:29:00
Segundo neto da idosa, mulher injetou agulha, mas não pressionou seringa. Prefeitura afirma que profissional é estagiária, mas tinha acompanhamento técnico.

Uma profissional de saúde foi afastada pela prefeitura de Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, após ter cometido um ''equívoco' na hora de aplicar a vacina contra a Covid-19 em uma idosa. Segundo o neto da paciente, que não quis se identificar, a mulher injetou a agulha, mas não pressionou a seringa. Em seguida, o erro foi corrigido e a idosa, imunizada.


O caso ocorreu na segunda-feira (5). A idosa tem 90 anos e recebeu a segunda dose da vacina. Segundo a prefeitura, a profissional de saúde é estagiária técnica de enfermagem do último período e se forma em maio. O nome dela não foi divulgado. O G1 não conseguiu contato com a profissional.


"Este ato específico de vacinação contra o Covid-19 é seguido sempre o protocolo que prevê que o profissional mostre a seringa antes e após a aplicação da dose da vacina, assim como pôde-se observar a própria profissional fazendo no vídeo. Assim que ela percebeu o erro, aplicou a dose. No entanto, tal equívoco é inadmissível, por isso, a Secretaria lamenta o ocorrido e informa que todos os procedimentos legais cabíveis foram tomados e a profissional em questão foi afastada das atividades até que seja totalmente apurados os fatos", informou a administração municipal em nota.




Veja casos e mortes por Covid-19 em Camboriú

Em nota, a Prefeitura de Camboriú também disse que é permitido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren) usar estagiários na vacinação.


"Era estágio supervisionado, com acompanhamento técnico. Porém, eles só estavam utilizando estagiários para vacinação em caso de necessidade. Que foi o caso na segunda-feira", afirmou o município em nota.


O caso está com a assessoria jurídica e também na área de recursos humanos da Secretaria da Saúde do município.


Em Camboriú, 10.449 pessoas foram infectadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia. Desse total, 123 morreram. Os números são do boletim desta terça (6) do governo do estado.

Fonte: G1

Imagens


  • Autor: Foto: Arquivo pessoal