Indaial na Rota da Natureza com mais estrutura e planejamento através do Plano de Turismo

02/04/2021 10:50:00

Nessa quarta, 31 de março, Indaial recebeu oficialmente o novo Plano Municipal de Turismo. O documento tem por objetivo nortear o desenvolvimento do turismo no Município de forma integrada e sustentável, associado à valorização cultural, à conservação ambiental e à participação comunitária, tendo, como resultado, a geração de emprego e renda para a cidade. O Plano foi realizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, dentro do Ciclo II, do Programa Cidade Empreendedora. 


Na ocasião, o Gestor do Projeto na Gerência Regional do Vale do Sebrae/SC, Aloisio Vicente Salomon, entregou oficialmente o documento ao prefeito de Indaial, André Moser, em ato no Salão Nobre da Prefeitura. 


Neste momento atípico que vivemos o turismo é um dos setores que mais tem sentido as mudanças trazidas pela pandemia. “Na criação do Plano avaliamos as potencialidades do turismo local para alavancar negócios e fortalecer o setor, pensando também na sua sustentabilidade em longo prazo. Enquanto poder público, estamos apoiando os pequenos negócios para seguirem firmes em suas atuações. Podemos fazer sim o turismo de forma consciente e segura, respeitando as normas sanitárias”, ressaltou o prefeito, André Moser. 


Após a entrega, Carlos Cappelini, responsável técnico do Plano Municipal e consultor do Sebrae, fez uma explanação geral do documento, apresentação das principais estratégias e ações identificadas, além de dados atuais no panorama do turismo.


De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Jessé Cléber de Souza, o turismo bem estruturado movimenta uma grande cadeia. “Temos agências e rede hoteleira até o comércio, gastronomia e empreendimentos, onde turistas e visitantes podem aproveitar os atrativos naturais e culturais da cidade, bem como os circuitos Regionais de Cicloturismo e Caminhante do Vale Europeu Catarinense que passam por Indaial”, mencionou. 


Também acompanharam a entrega a equipe técnica do setor, formada pelo coordenador de Turismo e Eventos, Rogério Wilson Theiss, e as turismólogas, Tatiane Viana Mota e Telma Fusinato; representantes da Sala do Empreendedor, Fundação Indaialense de Cultura, Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura e Sebrae.


Conforme as normativas da matriz de risco da Covid-19 não foi possível a realização de um evento para participação da comunidade, empresários e outros representantes relacionados ao setor. Uma apresentação do Plano será realizada em data posterior de forma on-line para o Conselho Municipal de Turismo e aberta a demais participantes que tiverem interesse.


Sobre a construção do Plano


O trabalho coletivo iniciou no segundo semestre de 2019 com a participação do Sebrae, técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo e de outros setores da Prefeitura, além de representantes do Conselho Municipal de Turismo, empresários e sociedade civil. Foram realizados dois seminários presenciais e um on-line no ano de 2020. 

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens


  • Autor: DIVULGAÇÃO