O ovo feito para simbolizar a cultura alemã

02/04/2021 10:38:00
A obra presente na loja Feito Kakao é pintada com a técnica Bauernmalerei

Durante o período da Páscoa é comum ver cidades, casas e estabelecimentos decorados com coelhos e ovinhos. No entanto, com a pandemia, as preocupações se tornaram constantes e, com isso, poucos locais e pessoas estão no clima para enfeites e comemorações. É por esse motivo que a Feito Kakao, loja de chocolates artesanais de Pomerode, decidiu trazer uma novidade ao estabelecimento.


Inspirados pela Eier Parade (Desfile dos Ovos, em alemão), os proprietários Andréia Regina L. Hackbarth e Malo Hackbarth, de 52 e 48 anos, respectivamente, acharam interessante a ação com os ovos e, com isso, decidiram trazer a ideia para a Feito Kakao. Andréia explica que, como queria que o resultado final representasse Pomerode e região, escolheu para a pintura o estilo Bauernmalerei, técnica original alemã. "Eu queria algo daqui, porque combina com a minha loja e meus produtos", pontua.


Por este motivo, quem ficou responsável por esculpir a estrutura do ovo foi o artista João Siqueira, o qual indicou a artista Mara Rúbia Maas Hopf para realizar a pintura, já que tinha conhecimento de que ela utilizava a técnica escolhida por Andréia. "Fiquei muito feliz e contente com o convite. Foi mais um desafio, pois este seria pintado na técnica alemã", explica Mara. "Sou natural de Pomerode e isso também fez com que entrasse em contato comigo, pois ela queria a pintura de uma pessoa que fosse da cidade", completa.


O processo, segundo a artista, iniciou analisando as cores da loja para fazer a arte nos mesmos tons. Depois, fez um protótipo em madeira e, após isso, começou a pintar no ovo maior, etapa que demorou três semanas para finalizar. "No começo, ela pintou no galpão onde a obra foi feita e terminou aqui dentro da loja", destaca a proprietária da Feito Kakao.


Segundo Mara, Bauernmalerei é um estilo de artesanato rústico alemão que significa pintura campestre. Ele caracteriza-se pelas pinceladas livres, com temas florais e com traços que lembram vírgulas. "Amo pintar essa técnica, pois é uma pintura colorida, alegre e com muitas flores. Isso me transmite algo bom e a forma como vejo a nossa cidade".


Esse sentimento que a técnica alemã transmite era um dos principais objetivos dos proprietários, pois queriam motivar as pessoas nesse difícil momento de pandemia. "Quisemos trazer isso para a nossa loja para resgatar um pouco da Páscoa, porque é um momento tão cristão e tão legal para as famílias, e as pessoas não estão com esse sentimento esse ano." O casal quis trazer vida e beleza para os pomerodenses e turistas.


Em relação ao resultado, Andréia diz estar satisfeita, pois pode proporcionar esse momento para quem passa por Pomerode e pela loja, além de terem a oportunidade de levar para a casa uma captura dessa ocasião. "É muito legal. As pessoas quando veem o ovo já querem tirar foto, primeiro porque é um ovo gigante e, com essa técnica, é muito bacana", reflete.


Além disso, a proprietária destaca a necessidade de continuar divulgando a cidade, pois, em algum momento, a pandemia acabará. "De uma maneira ou outra, estamos promovendo Pomerode. Mesmo que agora está um pouco parada, não podemos acabar com a divulgação, porque é bom para todos."


Para quem ainda não conseguiu visitar o ovo, pode ficar tranquilo, pois ele não vai à lugar algum. A ideia da proprietária é deixa-lo onde está por mais um mês para, depois, colocá-lo no primeiro andar da loja, onde ficará por tempo indefinido. "Acho que isso é uma memória de Pomerode, da região, e tem que ficar, não pode ser guardado ou tirado", salienta.

Fonte: Testo Notícias

Imagens


  • Autor: Arquivo pessoal/Artista