Warning: mime_content_type(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/cb407bcec2dcc54701f2fa74a20f5d33.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 55

Warning: getimagesize(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/cb407bcec2dcc54701f2fa74a20f5d33.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 56

Eleições: creche é a principal demanda dos empresários

14/11/2020 14:12:00

Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) compilou as demandas dos empresários catarinenses para as eleições deste ano. Segundo o estudo, o principal anseio para este pleito é a ampliação nas vagas da creches. O item foi citado por mais de 50% dos empresários. Blumenau lidera entre as cidades pesquisadas, onde este índice chega a 80%.

 

Apesar da ampliação de oferta nas creches ser a principal questão apontada, a pesquisa mostra que essa necessidade não está diretamente relacionada com a falta de vagas. Para os entrevistados, a falta de flexibilidade nos horários, por exemplo, é uma das grandes dificuldades. Como solução, os empresários sugerem a criação de projetos de contraturno escolar e ensino integral.


"Nossa atividade tem um horário estendido, fora do padrão, então isso passa a ser um problema, principalmente no final de ano. Eu não diria que falta necessariamente a vaga, mas a disponibilidade não facilita", destacou um supermercadista de Blumenau.


Outro anseio dos empresários é a mobilidade urbana. As necessidades, porém, variam conforme os municípios. Em Florianópolis, por exemplo, a principal demanda está no transporte público. Para 82% é preciso ampliar os horários, e para 44%, aumentar a frota de ônibus.


Já em Criciúma, a demanda por ciclovia lidera, e em Joinville, a principal necessidade está na manutenção das vias públicas e por mais vagas de estacionamento rotativo, enquanto o transporte coletivo é citado por menos de 20% dos entrevistados. "Joinville foi ter seu primeiro elevado ano passado, uma cidade com quase 600 mil habitantes. Já uma cidade como Florianópolis tem elevado em cima de outro", disse um empresário joinvilense.


A saúde foi outra área que não teve um consenso entre as cidades. Nos municípios de Chapecó e Itajaí, a principal demanda é o aumento de consultas com especialistas. Já em Blumenau, o maior pedido dos empresários é ampliação dos horários nos postos de saúde. 


Na segurança pública, os empresários pediram, na maioria das cidades, mais câmeras de monitoramento e rondas das guardas municipais.


A pesquisa também apontou a preocupação com a burocracia. Em Lages, por exemplos, os empresários pedem a redução de impostos municipais e no tempo para a emissão de documentos. "Muitas vezes, a necessidade do município de se organizar e fiscalizar se converte em barreiras para a atividade econômica, atrasando o desenvolvimento da própria cidade", destacou a Fecomércio/SC em relatório.

Fonte: RCN

Imagens