Warning: mime_content_type(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/c6b2aea776b4535e1f4b6725be6a79f0.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 55

Warning: getimagesize(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/c6b2aea776b4535e1f4b6725be6a79f0.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 56

Eleições nos Estados Unidos

09/11/2020 17:30:00

Os  Estados Unidos tem um novo presidente, é o democrata Joe Biden. Aos 78 anos de idade Biden é o presidente eleito mais velho a história das eleições americanas e o quadragésimo sexto presidente do país.

 


As eleições americanas foram marcadas por um clima nada amistoso entre os presidenciáveis Donald Trump e Joe Biben. O clima esquentou durante os debates e não esfriou mais. 


Biden foi apontado como vencedor ao receber a maioria dos votos da Pensilvânia. Para ser eleito o presidenciável necessita alcançar o voto de 270 delegados, com a vitoria na Pensilvânia, Biden alcançou a marca de 273 delegados favoráveis a sua eleição, três a mais do que precisaria para ser eleito presidente. Mesmo que a apuração não tenha  sido  completamente realizada, não há mais margem para virada de Trump, afirmam os especialistas  no assusto.


Como principais desafios a serem enfrentados Joe Biden e Kamala Harris destacam o enfrentamento a pandemia provocada pelo coronavírus, a recuperação da economia norte americana, a defesa da igualdade racial e as mudanças climáticas.



A senadora democrata Kamala Harris é a primeira mulher negra, filha de imigrantes asiáticos a ser eleita como vice-presidente dos Estados Unidos. Harris e a quadragésima nona vice-presidente a ocupar o segundo posto mais importante do país. Diferentemente de Harris todos os seus antecessores eram homem  e brancos.


Apesar da vitória de Biden ter sido anunciada, o atual presidente Donald Trump se recusa a reconhecer a derrota e promete entrar com uma série de ações judiciais para impedir que o concorrente assuma o controle da Casa Branca. Trump por sua vez questiona a lisura da apuração e alega fraude eleitoral. Os advogados de Trump entraram na justiça estadunidense, para anular a votação, principalmente em lugares onde Biden consolidou a sua vitoria eleitoral.


O fim das eleições americanas ao contrário do que se esperava, não encerra de forma alguma o período tenso e controverso, que se acirrou ainda mais durante as eleições estadunidenses.


A perspectiva é que o episódio está ainda bem longe do seu final. O que fica evidente é que os Estados Unidos, mergulhou numa crise, que além de abalar a economia do país, abalou as suas instâncias democráticas. 


O novo presidente assume o comando da Casa Branca tendo de enfrentar o grande desafio, de unificar o povo e as instituições estadunidenses em torno de um grande projeto de reconstrução da economia e da recuperação da credibilidade nas instâncias democráticas do país.


Imagens


  • Autor: Reprodução/Twitter