Warning: mime_content_type(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/56dd2796c3914865bd3a2394043133ce.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 55

Warning: getimagesize(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/56dd2796c3914865bd3a2394043133ce.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 56

Chuva melhora situação da estiagem em SC, mas ainda há municípios em estado crítico, diz boletim

15/07/2020 18:37:00
Itaiópolis e Monte Carlo são as cidades em pior situação. Diretor de Recursos Hídricos e Saneamento afirma que é preciso continuar economizando água.

O novo Boletim Hidrometeorológico Integrado de Santa Catarina, divulgado na terça-feira (14), mostrou que a situação da estiagem no estado melhorou com a chuva de junho. Porém, ainda há 40 municípios em situação de atenção hidrológica, outros 25 em alerta e dois em estado crítico, Itaiópolis, no Norte, e Monte Carlo, no Oeste. O diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Leonardo Ferreira, afirmou que ainda é preciso continuar economizando água.

 

Conforme o boletim, o abastecimento de água ainda está prejudicado na zona rural, enquanto o dano é menor na área urbana. Dos 116 municípios que decretaram situação de emergência por causa da estiagem, 96 informaram que tiveram suas áreas rurais afetadas.


Para a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), o volume de chuvas de junho favoreceu os mananciais e o abastecimento público, mas as previsões são de que ainda é um período delicado para a estiagem em alguns municípios.


Para combater a seca, o governo de Santa Catarina anunciou a autorização prévia de perfuração de poços, o financiamento sem juros para a construção deles, e caminhões pipa, cestas básicas para a população rural, entre outras iniciativas.


O próximo boletim será disponibilizado em 30 dias.


Previsão


A previsão para o trimestre é que haverá poucas chuvas para normalizar o abastecimento urbano no curto prazo. Considerando a condição hidrológica dos cursos d’água, a estiagem deve ser prolongada no estado por causa da necessidade de maior distribuição e volume de chuvas esperados com mais frequência, o que pode ocorrer somente em setembro.


Dicas do governo de SC para economizar água:


Tomar banhos rápidos e fechar o chuveiro ao se ensaboar;

Fechar a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;

Não lavar a louça com água corrente, abrir a torneira apenas para enxaguar;

Não usar a água como vassoura: em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde;

Não usar mangueira, e sim balde e pano para lavar o carro;

Verificar se não há vazamentos na tubulação de água;

Ligar a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia;

Reaproveitar água.

Fonte: G1 SANTA CATARINA

Imagens


  • Autor: Foto: Reprodução/NSC TV