Warning: mime_content_type(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/c7f2e8387ab6f3a768fcc51a855eebda.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 55

Warning: getimagesize(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/c7f2e8387ab6f3a768fcc51a855eebda.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 56

Programação do Junho Verde de Indaial encerra nesta terça-feira, dia 30

30/06/2020 15:06:00

Com o intuito de despertar o interesse da população para as questões relacionadas ao meio ambiente, o município de Indaial realizou durante o mês de junho uma série de ações de conscientização e preservação ambiental. A programação Junho Verde foi desenvolvida pela Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, em parceria com as demais secretarias, entidades, fundações e empresas como Uniasselvi, ACIDI, Aromievita, Movimento Nacional ODS SC – Vale Europeu, , CDL Indaial, Bombeiros, Epagri, Guardiões do Itajaí Açu e Rotaract.

 

Iniciada no dia 1º de junho, a programação encerra hoje com uma série de atividades e lives educativas. No dia 1° teve início a Campanha “Vale Muito Cuidar”, com a entrega das novas embalagens da coleta seletiva, integrantes da Campanha Regional de Coleta Seletiva e Valorização de Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

No dia 7, domingo, foi realizada a limpeza do Rio Itajaí Açu, com a parceria do Grupo de Canoagem Guardiões do Itajaí Açu e os Bombeiros Voluntários de Indaial. Foram retirados mais de duas toneladas de resíduos. Entre os objetos encontrados estão pneus, restos de bicicleta, plásticos e outros.

No dia 8, segunda-feira, foi iniciada a revitalização dos canteiros de flores do município, e o lançamento do Projeto Floresta Encantada, na Unidade de Educação Infantil José Lino Kuhnen, em parceria com a Secretaria de Educação.

Por ocasião da Campanha Junho Verde 2020, e motivada pela curiosidade dos seus alunos a respeito da natureza, a Unidade de Educação Infantil João Paulo II - José Lino Kuhnem, está desenvolvendo neste ano a primeira edição do Projeto Floresta Encantada, que terá a duração de três anos. A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanização e Meio Ambiente.
Os objetivos do projeto é encorajar, estimular e inspirar crianças de todas as faixas etárias a valorizar as brincadeiras na natureza com criatividade e autonomia, motivando crianças e adultos a idealizar um futuro mais sustentável, promovendo assim o desenvolvimento de crianças e adultos, no que diz respeito a diversidade de plantas, cheiros, cores.

No dia 10, quarta-feira, foi realizada a Live de lançamento da programação do Junho Verde, com a participação do Prefeito André Moser, o Secretário de Urbanização e Meio Ambiente Paulo Ledra, a Coordenadora do Movimento Nacional ODS SC – Vale Europeu Candice Hardt Ferrari e a Coordenadora do Meio Ambiente Karine Krüger.

Durante a live, o Prefeito André Moser realizou a assinatura de adesão do município de Indaial no Movimento Nacional ODS Santa Catarina – Vale Europeu, que é constituído por voluntários de diversos segmentos da sociedade. Busca-se a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Tem agido localmente e contribuído para o atendimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, em 2015. Sua missão é facilitar a incorporação dos ODS no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses.

No dia 17, foi realizada a entrega do Delivery de Mudas pela Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente. Foram distribuídas cerca de 500 encomendas de mudas de diversas espécies;

No dia 20 de junho, sábado, foi realizada a arborização Urbana na Avenida Minas Gerais em parceria com o Rotaract. Foram plantadas cerca de 85 mudas, para deixar a Avenida ainda mais bonita e sustentável.

Além disso, durante todo o mês de junho foram disponibilizados pela Uniasselvi diversos cursos livres gratuitos para a população, todos com Certificados, através do link: https://trilhaaprendizagem.uniasselvi.com.br/cursos_livres/, e Cursos de Aprendizagem do EPAGRI, pela plataforma You Tube.

Foram realizadas diversas lives com importantes temas para a conscientização e a explanação do Meio Ambiente, com especialistas da área, destacando o que pode ser feito no dia a dia para que cada um possa fazer a sua parte.

“Diante da pandemia mundial que estamos passando, pensamos em desenvolver atividades para a população que demonstram que em geral, os impactos ao meio ambiente também impactam a saúde humana. Alguns exemplos desta inter-relação se dão nos aspectos de saneamento ambiental, poluição, degradação ambiental e doenças associadas a alterações dos ecossistemas”, pontua a Coordenadora do Meio Ambiente Karine Krüeger.

Para o Secretário Paulo Ledra, a Secretaria buscou se adaptar a realidade para gerar conteúdos informativos, e algumas ações de plantio e conscientização. “Parabenizo e agradeço aos parceiros que atuaram conosco nas ações. Nosso trabalho de conscientização continua, não somente em junho, mas em todos os meses, para que possamos viver com qualidade de vida e preservação”, disse ele.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens


  • Autor: Prefeitura de Indaial