Produtores devem colher mais de 1 milhão de toneladas de arroz irrigado

12/02/2020 07:26:00
Colheita começou oficialmente nesta terça-feira (11). Cultura é a mais importante para agricultura do estado nesta época do ano.

Os produtores de arroz irrigado devem colher mais de um milhão de toneladas do alimento nesta safra, cuja colheita começou oficialmente nesta terça-feira (11). A cultura é a mais importante para Santa Catarina nesta época do ano.

 

Até maio, mais de cinco mil famílias que cultivam arroz em todo o estado terão a colheita como rotina. Em Turvo, no Sul do estado, um evento marcou a abertura oficial da atividade. A colheita deve ser maior na região.


"Essa região aqui do Sul, representada por 31 municípios, representa 65% da área produtiva de arroz do estado de Santa Catarina. Então nada mais do que trazer para esta região tudo aquilo que nós temos como empresa de tecnologia gerada, de orientações técnicas", disse a presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Edilene Steinwandter.


O evento funciona como uma escola a céu aberto para os agricultores,que aprendem a ter um melhor manejo da água nas lavouras, novas formas de cultivo e preparação do solo, além de usar melhor os recursos para aumentar a produtividade.


"Esse conhecimento que a gente recebe aqui hoje já guarda para o próximo ano. O próximo plantio que for fazer, já tem um produto diferente, um produto mais em conta, aquilo que cabe na propriedade", relatou o agricultor Arlindo Manenti.


Destaque no Sul

No Sul de Santa Catarina estão as lavouras que mais se destacam no quesito produtividade. Em relação ao ano passado, a produção de arroz deve crescer 5% em 2020, sem aumentar a área de plantio.


Um dos motivos para a alta produtividade na região é o uso da tecnologia no campo. Turvo, por exemplo, é considerada a capital nacional da mecanização agrícola por causa do amplo uso desses implementos.


O município tem pouco mais de 23 mil hectares de área total e ocupa mais de 10 mil com o plantio de arroz irrigado. Em todo o Sul do estado, são mais de 94 mil hectares plantados, que devem gerar aproximadamente 700 mil toneladas de arroz por ano e uma receita estimada de mais de R$ 600 milhões.


"Se nós somos um grande produtor de arroz em nível de Brasil, aqui estão os melhores produtores", disse a presidente da Epagri.

Fonte: G1 SANTA CATARINA

Imagens


  • Autor: Foto: Aires Mariga/Divulgação