Warning: mime_content_type(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/54c25e68f25bc0c71fa9183ff918f740.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 55

Warning: getimagesize(/home/u210603454/public_html/public/uploads/noticias/54c25e68f25bc0c71fa9183ff918f740.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u210603454/public_html/module/Jornal/view/layout/jornal.phtml on line 56

Agricultoras de Indaial encerram participação no curso Mulheres em Ação da Epagri

13/12/2019 08:08:00


Quatro mulheres da agricultura familiar de Indaial encerraram em dezembro a participação no curso “Mulheres em Ação: FLOR-E-SER”, promovido pela Epagri. As participantes foram Letícia Michalack, Marilia de Oliveira, Samira Ramos e Sabrina Hoe, representando os setores de olericultura, piscicultura e agroindústria artesanal.


O curso teve cinco encontros presenciais, com duração de dois dias cada, no Centro de Treinamento, em Itajaí, totalizando 84 horas. Entre os assuntos abordados estiveram como administrar as propriedades e empoderamento feminino. Durante o curso cada mulher participante desenvolveu um plano de negócios. No total 24 agricultoras da região concluíram o curso, oriundas de 14 municípios.


Segundo a engenheira agrônoma, Danielle Oliveira Danielewski, da Epagri de Indaial, os planos de negócios apresentados são consistentes tecnicamente e trarão inovações para as propriedades, tanto no campo da sustentabilidade ambiental, como na segurança e soberania alimentar. Os projetos contemplaram, ainda, aspectos relativos à humanização do trabalho nas unidades familiares de produção.


O curso foi oferecido pela Epagri, com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mas em nível municipal as parcerias também são importantes, pontua Ilaini Marli Maihack Brassiani, extensionista social da Epagri de Indaial. “Contamos com o apoio da Secretaria de Agricultura, que ofereceu o transporte às participantes do nosso Município”, frisa.


A faixa de idade predominante entre as cursandas esteve entre 30 e 40 anos. Ainda segundo Ilaini, de maneira geral, a mulher é mais detalhista e determinada, analisando as escolhas com mais atenção e profundidade. Assim, espera-se que essas mulheres ocupem espaços estratégicos na agricultura e na sociedade, tenham renda própria, conheçam os caminhos para acessar as políticas públicas e sirvam de multiplicadoras nas comunidades em que vivem.


Conforme o Censo Agropecuário 2017 há em Santa Catarina quase 19 mil mulheres agricultoras à frente das propriedades rurais. Sendo ainda a mulher a principal responsável na produção dos alimentos para autoabastecimento na grande maioria das propriedades, daí a importância de se pensar e pôr em prática esse trabalho, explica Ilaini. Ainda segundo ela o trabalho de extensão rural junto às famílias é um processo permanente de educação e troca, visando à qualidade de vida das famílias envolvidas diretamente no trabalho de extensão rural e beneficiando em consequência toda a sociedade.


Mais informações na Epagri de Indaial: 3399-3046 e 3399-3047.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens