Desfile natalino é neste domingo (8) em Indaial

03/12/2019 16:12:00


A partir das 20h deste domingo (8) toda a comunidade indaialense e regional é convidada a prestigiar na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Indaial, o desfile “Um giro de Natal pelo Mundo”. Neste ano a Secretaria de Educação trará a representatividade natalina cristã de alguns países dos cinco continentes e que poderá será apreciada por todos, crianças, jovens e adultos.


A comemoração do Natal se deu a partir do século IV, quando o papa Júlio I fez incontáveis pesquisas sobre o nascimento de Jesus Cristo, estabelecendo oficialmente a data de 25 de dezembro para as celebrações. O Natal foi introduzido no século IV pela Igreja Romana, e no século V ficou estabelecida como festa cristã.


A partir dessa data, o mundo inteiro comemora o Natal. A data faz parte não só do universo religioso mas também do universo cultural de muitos países e que se diferenciam pelas experiências e valores sociais. Conhecer a comemoração natalina desses países levará o público a conhecer a cultura de um povo e assim a respeitar o jeito de ser, pensar e agir da sociedade de cada país, trilhando para a paz mundial.


No desfile a cultura natalina do continente Africano estará representada por meio da África do Sul e do Moçambique, a do continente Americano pelos Estados Unidos, Jamaica e México, a do continente asiático pela China e Índia, a do continente Europeu pela Alemanha, Finlândia, Inglaterra e Itália e do continente da Oceania pela Austrália e Nova Zelândia. Para findar o desfile, o Brasil, país multicultural, trará uma tradição que ocorre em todo o país: A folia de Reis, mostrando essa riqueza, do Nordeste ao Sul do país.


Participam do desfile as escolas, que vão representar cada país:


África do Sul: EBM Encano Central

Moçambique: EBM Arapongas

Estados Unidos: Colégio Municipal

Jamaica: Ceja

México: EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai

China: EBM Profº Mário Bonessi

Índia: EBM Profª Anna Alves Dias

Alemanha: EBM Leopoldo Simão

Finlândia: EBM Juvenal Carvalho

Inglaterra: EBM Profª Maria Helena Trentini Machado

Itália: EB Mulde

Austrália: EBM Encano Baixo - Rudolfo Alfarth

Nova Zelândia: EBM Profª Ana Lúcia Hiendlmayer e EBM Tancredo de Almeida Neves

Brasil: EB Profª Úrsula Kroeger

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens