2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo começa em 18 de novembro em Indaial

07/11/2019 16:08:00


A Secretaria de Saúde de Indaial promoverá de 18 a 30 de novembro a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que contemplará a imunização de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos. Grávidas não devem tomar a vacina contra o sarampo.


A vacinação ocorrerá nas unidades conforme horário de atendimento de cada local. O morador deverá apresentar carteirinha de vacina, cartão SUS e documento oficial. As unidades com salas de vacina são:


- ESF Remo Wendorf - Ribeirão das Pedras

- ESF Arthur Keunecke - Estrada das Areias

- ESF Gunther Ricardo Ebert - Warnow

- ESF Renato Ferreira de Mello - João Paulo II

- ESF Nilo de Freitas - Rio Morto

- ESF Bertolina May Kechele - Benedito

- ESF Caetano da Silva Porto - Carijós

- ESF Albert Sabin - Encano do Norte

- ESF Irineu Kienen - Encano Baixo

- ESF Márcia Maria Andreatta - Estados (Cohab)

- Unidade Heinz Schutz - Centro


A mobilização nacional conhecida como Dia D acontecerá em 30 de novembro, sábado. Nessa data, a Unidade Heinz Schutz estará aberta para essa vacinação das 8h às 17h. Moradores de todos os bairros poderão ir até o local para serem imunizados.


Além disso, no dia 30 serão disponibilizados testes rápidos para detecção de Aids, Hepatites B e C e Sífilis; vacinação contra febre amarela; atualização da caderneta vacinal e orientações sobre saúde do homem.


Sobre o sarampo


O sarampo é uma doença infecciosa grave, transmissível e extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos.


A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através de tosse, respiração ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.


Os principais sintomas são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas (essas últimas aparecem entre três a cinco dias depois dos primeiros sintomas). Ao apresentar esses sinais, procure imediatamente um serviço de saúde para que sejam feitos o diagnóstico e o tratamento adequados.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens