Indaial recebe Fogo Simbólico dos Jogos Abertos de Santa Catarina

31/10/2019 00:26:00

A noite dessa terça-feira, 29 de outubro, foi de grande confraternização para atletas, associações esportivas e comunidade. Indaial recebeu o Fogo Simbólico do 59º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que terá como sedes o Município e as cidades de Timbó e Pomerode no período de 1º a 10 de novembro. A cerimônia do Fogo Simbólico destaca o espírito esportivo e anuncia a chegada do maior evento do esporte catarinense.

 

A tocha foi recepcionada, por volta das 19h, no Portal de Entrada de Indaial, no bairro Nações e conduzida, inicialmente, por representantes do Corpo de Bombeiros Voluntários e depois por atletas que representarão Indaial nos Jasc até a Prefeitura Municipal. Neste o município terá 104 atletas competindo em catorze modalidades esportivas: Atletismo, Bolão 16 cm, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Jiu-Jitsu, Karatê, Natação, Remo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Tiro Armas Longas, Triatlo, Vôlei de Areia e Xadrez.


Após a tocha ter passado pelas mãos de todos os atletas indaialenses, a responsabilidade de acender a pira ficou com a premiada equipe feminina de Bolão 16 cm, que entre as conquistas foi nove vezes campeã dos Jogos Abertos.


O evento ainda contou com apresentações culturais da Orquestra Municipal Werner Pabst e da Unidade de Educação Infantil Dilma Terezinha Harbs, do mascote dos Jasc, o Bugio, e dos atletas que representarão Indaial.


Entre as autoridades presentes, fizeram uso da palavra o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Ademir Packer; o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Molinari; e o prefeito, André Moser.


"Com grande orgulho nossa cidade, junto de Pomerode e Timbó, formarão novamente a tríplice aliança para sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina. O recebimento do Fogo Simbólico foi mais um grande passo desse momento ímpar do esporte. Já estamos de braços abertos para receber a maior competição esportiva de Santa Catarina e torcer pelos atletas indaialenses", pontuou Moser.


A cerimônia do Fogo Simbólico, que teve origem na Grécia Antiga, foi igual a que inspirou os Jogos Olímpicos. Segundo a cultura grega, a história humana tem início a partir do roubo do fogo dos deuses por Prometeu, que entregou aos homens, junto com as ciências e as artes. Na Antiguidade, durante os jogos, o fogo permanecia aceso nos altares dos templos que recebiam as competições, simbolizando a devolução do elemento divino aos deuses. O Fogo Simbólico também esteve em Pomerode no dia 28, segunda, e finaliza a passagem em Timbó, onde acontecerá a abertura oficial da edição na sexta, 1º de novembro.


Os Jasc 019 envolverão 5.100 atletas de 121 municípios, são promovidos pelo Governo de Santa Catarina e realizados por intermédio da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), em parceria com as prefeituras dos municípios-sede.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens