Indaial lança nova marca do Turismo

12/07/2019 10:45:00

Na noite dessa quarta, 10 de julho, o município deu um grande passo para o desenvolvimento econômico e sustentável com o lançamento da nova marca do Turismo. Intitulada “Indaial na Rota da Natureza”, a identidade visual apresenta o posicionamento da cidade como destino turístico.


marca que norteará as ações de divulgação turística da cidade foi apresentada em evento promovido pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, na Fundação Indaialense de Cultura, reuniu cerca de 120 pessoas, entre poder público local; todo o trade turístico – entidades,associações voltadas ao turismo, meios de hospedagem, bares, restaurantes, organizadoras de eventos, agências de viagens e prestadores de serviços; representantes do Conselho Municipal de Turismo, prefeituras da região e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí; imprensa e comunidade.


O evento iniciou com as boas-vindas do coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Matusalem Barcelos Machado. Na sequência, a turismóloga da Prefeitura, Tatiane Viana Mota, e o responsável pelo Departamento de Comunicação, Jonatas Rosenbrock, apresentaram a nova marca.


Tatiane explicou que uma cidade pode ter vários roteiros e produtos turísticos ofertados, mas é a marca que leva a identidade do destino, é a primeira impressão e contato que o turista tem com a destinação. Por isso, a importância de uma criação de identidade visual.


Jonatas Rosenbrock adiantou algumas ações que a Prefeitura já está programando. “Alguns carros da nossa frota serão plotados com a identidade visual, a fim de divulgar a marca pela cidade. Além disso vamos explorar a divulgação na mídia regional para que mais pessoas conheçam a marca”, comenta.


Também foram exemplificados como a marca pode ser trabalhada para divulgação em camisas, copos, sacolas, canetas e de que forma os empresários podem utilizá-la. No fim do evento, os participantes receberam kits com produtos destacando a identidade visual.

Ainda no evento foi lançado o Mapa de Turismo da cidade, um importante material para o turista, que poderá facilmente se locomover na cidade e verificar o que  de atrativos turísticos para serem visitados.


Nos últimos dois anos intensificamos as ações de fortalecimento do turismo da cidade, pois entendemos que este setor representa um grande potencial para o desenvolvimento de Indaial. Assim, o poder público deve ser incentivador de atividades e de empreendedores que fomentem o turismo na cidade”, assinala o prefeito, André Moser. Ele acrescenta que essa marca não é da Prefeitura, é do Município. É nossa identidade turística para todos que querem investir e colocar nossa cidade em destaque”, explica.


A presidente do Conselho Municipal de Turismo gestão 2019/2021, Samanta Muller, também enalteceu no lançamento a atuação do Comtur como importante parceiro do desenvolvimento de Indaial e adiantou sobre novos roteiros turísticos que estão em planejamento com participação ativa do empresariado.


Sobre a nova marca


A marca desenvolvida representa o ecoturismo e o turismo cultural, as visões de futuro para Indaial: ser referência em ecoturismo na região turística do Vale Europeu com serviços de qualidade e sustentabilidade e ser reconhecida pelo turismo ecocultural com trade fortalecido e integrado ao turismo regional.


Além disso, foram escolhidos símbolos que possuem uma representatividade visual com Indaiala Saíra de Sete Cores, ave símbolo da cidade, que representa toda a nossa riqueza natural, e a Ponte dos Arcos (EmílioBaumgart), cartão-postal do município e marco de Indaial por toda importância histórica e cultural.


As cores da saíra – sete tonalidades – foram usadas na composição da marca. Cada tom está destacado nos arcos da Ponte. Além disso, passam as seguintes mensagens:

- os tons de verde representam as nossas matas, nossa beleza natural também a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável, a nossa preocupação com a natureza e a esperança de que o turismo gere desenvolvimento sustentável econômico, empregos, preservação e valorização dos nossos bens naturais e culturais;

- os tons de azul representam os nossos rios, mas também o conceito de força e confiabilidade da marca e do turismo;

- os tons de amarelo representam a riqueza cultural, hospitalidade, o bem receber para o turista, também passa a mensagem de clareza de onde queremos chegar.


O formato da marca ainda remete a uma palheta de violão, lembrando que Indaial é cidade da música. A frase “Indaial na Rota da Natureza” carimba o que queremos atingir, mas também o que já temos construído. Atualmente a cidade integra dois roteiros regionais de turismo, destacados nacionalmente: o Circuito de Cicloturismo e o Circuito de Caminhante do Vale Europeu.


O trabalho de criação da nova identidade visual foi desenvolvido pela agência Hub Criação em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens