Fundação Indaialense de Cultura sedia 4ª Mostra “Papéis”

18/06/2019 13:54:00


A Fundação Indaialense de Cultura abriu no dia 14 de junho a 4ª Mostra “Papéis”, coletiva de alunos dos cursos de Artes Visuais da FIC, coordenada pelas professoras Camile Brick e Dyonne Amanda Schmitt.


A mostra está na sua quarta edição e traz para o Salão de Exposições da FIC trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Desenho Artístico da fundação, que têm se destacado em sua produção artística sobre um dos suportes mais utilizados no desenho e na pintura – o papel.


Esse suporte antigo é onde muitas ideias começam: rabiscos, projetos, croquis, esboços, um material múltiplo, de incontáveis peculiaridades, que está presente na vida de todos os artistas, revelando uma das primeiras manifestações artísticas do homem – o desenho. É nesse suporte que os participantes dessa exposição desenvolvem seus trabalhos com diferentes técnicas – grafite, lápis de cor, aquarela, nanquim e os mais recentes marcadores de papel.


Também participa dessa edição o convidado especial Alex Bauer. Professor de Arte residente em Indaial, Alex já foi aluno dos cursos de Artes Visuais da FIC. “Desenho desde que me reconheço como participante no mundo, permanecendo a Arte vinculada sempre a esse processo. Tive grande interesse em retratos femininos com uma temática voltada ao consumo inconsequente e moralidade, me perguntando se a conduta do ser humano pode ou não ser relativizada e se isso seria visível aos olhos julgadores. Minha grande inspiração foi a personagem Fantine, do livro Os Miseráveis (1862), de Victor Hugo”, comenta Bauer. Em seus desenhos, Alex explora principalmente a figura humana, desenvolvendo várias técnicas.


Toda a comunidade está convidada a apreciar a exposição, afirmando a importância do encontro entre a instituição cultural e o espectador. A mostra fica aberta a visitação gratuita até 30 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 21h, na rua Dr. Blumenau, 5, Centro.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens