EXCLUSIVO: Saiba mais sobre a situação da ADEFI

12/04/2019 10:45:00

A Adefi é uma instituição que tem como objetivo incluir socialmente pessoas com deficiência. Um órgão muito importante e querido por todos os moradores de Indaial. Porém, a mais de um ano que a instituição está abandonada na sala que foi cedida pela prefeitura.

 

Essa sala, porém, está inutilizada até o presente momento e, segundo a prefeitura de Indaial, outras instituições precisam de um lugar para se instalar na cidade. Segundo algumas fontes, existe a possibilidade da prefeitura pedir a sala de volta para que, com isso, viabilize que esta sala seja utilizada por outra instituição dentro de Indaial.

A antiga presidente da Adefi, Luzia Ridieri, conversou com o Jornal Vale Alternativo e falou sobre os motivos de ter deixado a Adefi e como ficou a situação da instituição quando ela precisou se afastar: “Precisei sair pois acabei me mudando de cidade e isso acabou deixando as coisas mais difíceis na Adefi”.


Questionada sobre a situação legal da Adefi, Luzia afirma que ficaram pendências na instituição: “Com certeza (ficaram documentos pendentes) pois não tinha dinheiro e ficou dois anos sem nenhum evento. Um por que me mudei e outro por que não tinha um documento que comprovasse onde a Adefi residia. Infelizmente ficamos sem os eventos e isso acabou atrasando a documentação pois sem dinheiro não teríamos como pagar. Não pude deixar como gostaria por que minhas condições financeiras e de locomoção não me ajudavam”

O Jornal Vale Alternativo conversou com o procurador de Indaial, Dr. Rodrigo França, que afirmou que “A ADEFI não tem uma diretoria composta”. O procurador ainda afirma: “Foi confeccionado no ano passado uma lei de cessão de uso mas não encontrei nenhum representante para assinar o documento e a entidade não tem diretoria”

O Jornal Vale Alternativo conversou com Ademir Porath que está tentando reerguer a ADEFI e ele falou sobre a situação da entidade neste momento complicado: “A Adefi(ASSOCIACAO DE DEFICIENTES FISICOS DE INDAIAL), que esta desde 2016 sem uma diretoria legalmente registrada, teve o encerramento de suas atividades em novembro de 2017.  A antiga diretoria, que por falta de condições de mobilidade não conseguiu mais tocar a entidade, fecharam as portas. Final de 2018 comecei a verificar  a situação da entidade e a possibilidade de reabrir a mesma, após reunir as informações e documentos, encaminhei  para a antiga contabilidade que já atendia a ADEFI, que voluntariamente se propôs a ajudar. Juntamos as informações e desde então estivemos tentando reerguer a entidade, mais devidos a falta de alguns registros  e ao trabalho de cada um dos envolvidos acabou por demorar mais do que esperávamos. Conseguimos a Cessão de uso do espaço que hoje  fica em uma sala na Rua Leoberto Leal, N 55, Bairro Tapajós, Indaial, junta a prefeitura e câmara de vereadores. E resta conseguir a regulamentação e posse de uma nova diretoria. Quem tiver interesse em assumir a entidade e continuar esse processo , pode entrar em contato com a AVANT contabilidade.”

A verdade é que, sem muitos apoiadores, a ADEFI corre sérios riscos em Indaial. A sala pode ser entregue para que a prefeitura doe para outra instituição, devidamente regularizada. 

Imagens