Prefeitos falam das expectativas para a Marcha

11/04/2019 09:55:00
Evento reúne lideranças políticas em torno da causa municipalista


 

Reunidos na capital federal, para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, os prefeitos do Médio Vale do Itajaí se unem a milhares de gestores públicos brasileiros em torno de causas comuns e pelo fortalecimento dos municípios. A comitiva da AMMVI, liderada pelo presidente da entidade e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, é composta por prefeitos, vice-prefeito, secretários e técnicos municipais de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Pomerode, Rodeio e Timbó.

 

Para o prefeito de Apiúna, José Gerson Gonçalves, a expectativa é que os prefeitos possam levar mais recursos aos municípios, para que outras demandas possam ser contempladas. “Precisamos que os governos federal e estadual se alinhem aos municípios, porque é lá [municípios]que estão os problemas e também as soluções”, diz o prefeito.

 

“Estamos em Brasília representando os municípios da AMMVI para compreender as ações deste governo e sua nova estrutura, como também mostrar ao governo federal e parlamentares os pleitos dos municípios brasileiros e os caminhos que podem contribuir com a melhoria de vida das pessoas”, fala o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi.

 

A prefeita de Doutor Pedrinho, Simoni Nones, reforça que os gestores municipais estão buscando na Marcha o amparo e o reconhecimento da luta para superar as dificuldades dos municípios. “Desejamos que o Legislativo federal faça as mudanças necessárias na legislação, permitindo que mais recursos sejam transferidos aos municípios. A minha expectativa é que seja, realmente, menos Brasília e mais Brasil”, pontua a prefeita, que se referiu à frase dita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia de abertura da Marcha.

 

O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, citou que há grande expectativa dos prefeitos brasileiros, principalmente porque o presidente Bolsonaro falou sobre o fortalecimento dos municípios. Segundo o prefeito, esta questão também foi abordada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, em seu pronunciamento no segundo dia da Marcha. “Nós, brasileiros, precisamos nos unir e ver onde cada um de nós pode contribuir. Temos a certeza de que ocorrerão mudanças e todos seremos convidados a participar”, destaca Kriek.

 

“É uma Marcha extremamente importante, na qual os prefeitos da AMMVI estão liderando um debate importante para a nossa região e que venha fortalecer nossos municípios”, analisa o presidente da AMMVI. Conforme ele, a discussão em torno do novo pacto federativo é crucial para garantir a saúde financeira dos municípios e os avanços tão necessários para a garantia da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. “Nós defendemos aqui [Marcha] menos Brasília e mais Municípios, que é onde a vida acontece”, finaliza o presidente.

 

A programação da Marcha, que iniciou dia 8 de abril, segue até quinta-feira (11) e encerra com a leitura da Carta da Marcha.

Fonte: AMMVI

Imagens