Indaial realiza ações em março com foco na saúde da mulher

06/03/2019 16:16:00



Em 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Em decorrência da data, durante o mês de março a Secretaria de Saúde de Indaial ampliará a oferta de consulta de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde e no Serviço de Atendimento Integral à Saúde (Sais) com coleta de material para citopatológico de colo uterino e exame das mamas.

 


Serão ofertados horários alternativos, visando ao rastreio da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (2a64 anos para o preventivo e 50 a 69 anos para a mamografia). Cada usuária deverá agendar na sua Unidade de referência, pessoalmente ou por telefone. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3281-7100.


A ação tem como objetivo prevenir as doenças relacionadas às mulheres e conscientizar sobre a importância de se fazer os exames de rotina. Ao realizar o exame com frequência é possível identificar um diagnóstico precoce de algum tipo de doença e evitar até uma morte antecipada.


Em 2018 foram realizadas pela rede pública municipal de saúde 783 exames de mamografia e 2.703 exames de coleta de material para citopatológico de colo uterino.


No mês alusivo às mulheres, a Secretaria também organizará algumas atividades educativas. A primeira ocorreunessa quarta, 6, com um grupo de mulheres na Unidade de Saúde Artur Keunecke, do bairro Estrada das Areias, que falaram do tema “Impacto da violência contra a mulher na saúde coletiva”.


Nesta sexta, 8, às 18h, no Centro de Convivência da Melhor Idade (rua Leoberto Leal, bairro Tapajós), haverá uma roda de conversa também sobre “Impacto da violência contra a mulher na saúde coletiva”. Participam da atividade educativa o Grupo A. A. (Sobriedade de Alcoólicos Anônimos). A ação é aberta à comunidade.


Outra atividade aberta à participação da comunidade é o Café com Prosa, que reunirá o Grupo de Mulheres do Caps. Será no dia 18, às 14h, no Centro de Atenção Psicossocial (rua Chile, 144, bairros Nações) com o seguinte debate: "Um gole de café e dois dedos de prosa sobre as conquistas e desafios das mulheres na contemporaneidade".

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens