DEPUTADO LAÉRCIO SCHUSTER PEDE MUDANÇA NO GTA AO GOVERNO DO ESTADO

27/02/2019 14:59:00
Após receber visita do Vereador Flávio Molinari da cidade de Indaial, Deputado Laércio entra com pedido junto ao governo do estado sugerindo mudanças na Guia de Transporte Animal

No mês de fevereiro o deputado Laércio Schuster recebeu uma a visita do Vereador Flávio Molinari da cidade de Indaial, esse que veio com a demanda que pleiteava desde o ano de 2017 junto aos Deputados Catarinenses, que seria a equiparação dos termos do GTA conforme existe hoje no estado vizinho do Rio Grande do Sul.

O Deputado Laércio após receber a documentação e pesquisa já efetuada pelo vereador, fazendo alguns ajustes, pois o deputado já tinha alguns pedidos relacionados a esse assunto, ingressou nessa semana com uma indicação pedindo ao governo do estado alteração nas normativas da Guia de Transporte Animal no estado de Santa Catarina.


No documento o Deputado solicita que o Governador do Estado de Santa Catarina, ao Secretário do Estado da Agricultura e da Pesca e ao Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), providencias a serem tomadas para a simplificação, agilização e desburocratização do trânsito de equinos no estado. Laércio destaca que em nosso estado, o transito de equinos possui uma fiscalização exigindo-se a apresentação de Guia de Transito Animal (GTA), muitas vezes, em dois momentos no mesmo dia o que onera sobremaneira o proprietário do animal, tanto com a questão financeira quanto burocrática.


Laércio ainda citou que que este procedimento interfere principalmente na rotina dos adeptos de cavalgadas, passeios e treinos de laço, gerando uma burocracia desnecessária no que tange as atividades, sendo que o Estado de Santa Catarina os estudos epidemiológicos indicam baixa incidência de anemia infecciosa, mormo e influenza equina.


Da mesma forma que o Vereador Flávio Molinari, o Deputado Laercio Schuster enfatizou que a proposição de forma alguma abre mão da fiscalização, apenas solicita desburocratização a exemplo que foi realizado no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Normativa nº 10/2017, onde foi revogada a exigência da emissão de GTA para equinos, quando estes participem de eventos em seus próprios municípios, podendo esta ser perfeitamente implantada no Estado Catarinense.

Destacou ser necessário que o GTA disponha de prazo idêntico aos exames de anemia e mormo, medida que por si só, já beneficiaria e diminuiria e muito os tramites burocráticos para p transporte de equinos. 

O Deputado Laércio ainda contribuiu sugerindo e apontando a necessidade do desenvolvimento de um aplicativo, no sistema de Defesa Agropecuária (DAS). Para que os proprietários possam fazer o registro dos equinos que não precisem ter o transito sujeito a emissão da GTA, com exames sanitários de cada animal.


“Precisamos desburocratizar, facilitar e falar a mesma língua do povo e atender as suas necessidades. Fiquei impressionado com o ótimo atendimento prestado por toda a equipe do Deputado Laércio Schuster na viagem a capital do Estado. Estou muito feliz e sou muito grato, estou trabalhando e lutando pela implantação desta reivindicação, demanda esta dos amantes das tradições gaúchas, desde o ano de 2017, já havia a encaminhado no mandato interior ao gabinete de cada Deputado Estadual e ninguém a levou adiante. E agora, em pouco mais de uma semana entregue em mãos ao Deputado Laércio, o mesmo já abraçou a iniciativa. Em nome dos adeptos das tradições gaúchas agradeço e muito ao Deputado Laércio Schuster, e afirmo com toda a certeza quec Timbó, Indaial e região tem hoje um grande representante na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e que sem dúvidas trilhará um longo e belo caminho na política do bem, pautada na eficiência, desburocratização garantindo um bem geral a todos nós. ”  

(Vereador Flávio Molinari)

Imagens