Novos profissionais do Mais Médicos começam a atuar em SC

27/11/2018 08:36:00

Aos poucos as vagas que antes eram ocupadas por médicos cubanos começam a ser repostas. Em Santa Catarina, segundo o Ministério da Saúde, pelo menos dois dos 258 médicos que devem assumir os postos se apresentaram nos municípios nesta segunda-feira, dia 26. No país, 123 profissionais chegaram nas cidades onde vão atuar. 

Navegantes, no Litoral Norte, e Balneário Arroio do Silva, no Sul, foram os primeiros municípios a receber os novos profissionais com registro brasileiro. A secretária de Saúde de Navegantes, Marluza Trevisan, diz que dois dos 10 médicos que vão atuar no município chegaram na cidade, apresentaram a documentação exigida e estão prontos para trabalhar. Um deles deve começar na terça-feira na unidade São Pedro, que estava sem médico. O outro inicia na segunda-feira. Ambos moravam no Estado. A expectativa da secretária é que todos se apresentem ainda nesta semana:— As 10 vagas foram preenchidas no dia que foi aberto o edital. Quanto mais cedo eles começarem a trabalhar melhor para eles e para nós também. Foi muito rápido a reposição, estava com bastante medo, porque achamos que ia demorar mais. 

Segundo o Ministério da Saúde, um médico se apresentou em Balneário Arroio do Silva.  

O edital para contratação de novos profissionais para o programa Mais Médicos segue em aberto. Em nove municípios de Santa Catarina ainda não há médicos com registro brasileiro interessados em assumir as vagas deixadas pelos cubanos. É o que apontam dados repassados pela coordenação estadual do programa, que consideram os cadastros até segunda-feira. As inscrições do novo edital do programa Mais Médicosforam abertas no dia 21 de novembro seguem até 7 de dezembro pelo site

Até o momento, segundo a coordenação do programa no Estado, Arroio Trinta, Iporã do Oeste, Jupiá, Nova Itaperaba, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Quilombo, Riqueza e São João do Oeste aguardam inscrições. 

No balanço nacional,até às 12h desta segunda-feira, eram 30.734 inscritos com registro (CRM) no Brasil. Desse total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata.  Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.

— Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível — afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Neste edital do Mais Médicos são ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. 

Mapa: veja onde serão ofertadas vagas para Mais Médicos em SC


Cronograma do edital

21/11 até 07/12 às 23h59min: período de inscrições para médicos formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil.

23/11 até 14/12 às 18h: apresentação pessoal dos médicos nos municípios para entrega dos documentos previstos no edital e início das atividades. 

 18/12: publicação dos médicos homologados e que iniciaram as atividades 

Fonte: Diario Catarinense

Imagens


  • Autor: Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS